Do Que as Crianças São Capazes


Toda criança é dotada de potencialidades para aprender e leva consigo o direito de ser respeitada e valorizada em sua identidade e em seu tempo de desenvolvimento. N’Os Batutinhas, acreditamos na capacidade da criança de pensar, criar, elaborar hipóteses e ser ativa em seu processo de aprendizagem, atribuindo sentido e significado às experiências.

filosofia-educacional-girl
 

Campos de Experiência e Aprendizagem


É uma alegria enorme ver nossos batutas se divertindo e se desenvolvendo na escola. As crianças se encantam e se envolvem com as propostas pedagógicas a cada dia, enchendo de orgulho nossa equipe pedagógica, que trabalha para isso com muito carinho e dedicação.

Para observarmos essa evolução constante em nossos batutas, desenvolvemos um currículo que abrange os cinco campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que são trabalhados de maneira distinta em cada faixa etária:

  1. O eu, o nós e o outro;
  2. Corpo, gestos e movimento;
  3. Traços, sons, cores e formas; 
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Oralidade e escrita; e
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Nossas Premissas


 

O conhecimento é construído a partir de processos cognitivos e criativos que dependem da interação entre crianças, entre crianças e adultos e entre crianças e o meio. Nossa estratégia educativa é construída e vivida no encontro, dia após dia, tendo a escuta como premissa da relação.

A escuta, como processo permanente que alimenta a reflexão e o diálogo, tem a intenção de promover o prazer e a felicidade de aprender. Ao escutar uma criança estamos lhe dando um lugar, considerando-a um sujeito que toma decisões e que possui competências. Assim, abrimos espaço para as crianças expressarem seus sentimentos e pensamentos por meio de múltiplas linguagens (verbais e não verbais).

Trabalhamos com projetos semestrais que promovem a ampliação cultural. Para nós, os conteúdos ganham qualidade através de vivências que são oferecidas em contextos lúdicos. Além disso, valorizamos a formação de sujeitos éticos, a importância do brincar e a integração das famílias com a escola para a construção do conhecimento.

Acreditamos no tempo do brincar. É na brincadeira que a criança trabalha aspectos fundamentais para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo. É no ato de brincar que as crianças experimentam suas competências e testam suas hipóteses na descoberta de si e do mundo. O encontro com o outro durante a brincadeira possibilita uma ampliação do repertório cultural e um mergulho no mundo do faz de conta. Nesses momentos, as crianças constroem suas regras e aos poucos aprendem valores fundamentais como empatia e respeito.

Parceria Família-Escola


A parceria família-escola é indispensável no processo de aprendizagem das crianças. A contribuição das famílias, no dia a dia d’Os Batutinhas, é necessária para a construção do conhecimento dos nossos alunos. Um relacionamento transparente faz com que as crianças se sintam seguras, confiantes e felizes.

Agende uma Visita


Descubra como podemos ajudar a desenvolver todo o potencial do seu filho já na primeira infância.